Pesca Artesanal da Tainha 2017

pesca da tainha

A pesca da tainha é uma tradição de origem indígena que ganhou a influência dos primeiros açorianos que aportaram na região, evidenciando assim que a pesca e as canoas de um pau já existiam quando os colonizadores açorianos chegaram. Deles vieram as melhorias realizadas no principal instrumento para a pesca artesanal que é a canoa, já que uma das muitas habilidades do povo açoriano era o manuseio com ferramentas para a construção naval.

Nessa atividade ocorre uma grande aproximação entre familiares, amigos e comunidade, que realizam uma vigília diária na praia, que muitas vezes inicia na madrugada, segue durante o dia e até a noite. A observação ininterrupta do movimento dos cardumes é fundamental para que se proceda o cerco. Após a captura, o resultado é dividido entre as famílias dos pescadores e ajudantes, moradores ou visitantes, a passeio pela praia, que decidem ajudar na “puxada de rede”.

Neste ano a Pesca Artesanal da Tainha se iniciou no dia 1º de maio e irá até o dia 31 de julho, de acordo com a Portaria do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente Nº 04 de 14 de maio de 2015.

Para comemorar o início das atividades houve uma celebração de agradecimento pela abundancia do ano anterior e foram feitos pedidos por mais um ano de uma ótima pesca.

Essa é a Pesca Artesanal da Tainha, um patrimônio histórico e rico que une todos da comunidade e que esperamos que perdure por muitos e muitos anos e passe para as próximas gerações.

Referências: Pesca Artesanal da Tainha